Quadros-Chave

O OpenShot pode utilizar Quadros-chave para animar um clipe. Um quadro-chave é um ponto no tempo que contém algumas configurações, como tamanho, posição, e transparência. Há duas maneiras de ajustar quadros-chave no OpenShot, manualmente o com uma pré-definição.  

Animação pré-ajustada

Muitas animações preestabelecidas estão disponíveis, tais como mover um clipe de baixo para cima na tela ou ampliar lentamente um clipe.   Para adicionar uma animação preestabelecida a um clipe, clique em um clipe, e escolha Animação guimenuitem>.

Layout pré-ajustado

Alguns layouts pré-ajustados estão disponíveis, como redimensionar um clipe e posicioná-lo ao canto da tela ou centralizá-lo. Para adicionar um layout pré-ajustado, clique com o botão direito no clipe, e escolha Layout.

Manualmente

Para criar quadros-chave manualmente, clique com o botão direito no clipe, e escolha Propiedades. Troque para a Aba de layout, e escolha qual quadro chave você deseja editar no seletor.

Cada clipe possui 2 quadros-chave, o início de um clipe, e o final de um clipe. Se houver alguma diferença entre esses dois quadros, o OpenShot interpolará a diferença em cada quadro, e então animará o clipe. As seguintes propiedades são afetadas por quadros-chave: Altura, Largura, X, Y, e Alfa.

Por exemplo, considere estes quadros-chave:

Quadro-chave inicial:

X=-50, Y=0

Quadro-chave final:

X =150, Y=0

Isto resultaria no clipe sendo animado da esquerda para a direita de tela. A diferença na configuração X interpolada em todos os quadros do clipe. Quanto mais longo o clipe, mais lenta será a animação. Quanto mais curto o clipe, mais rápida será a animação.

Se você deseja estaticamente alterar o tamanho ou posição de um clipe, simplesmente ajuste os quadros-chave inicial e final para o mesmo valor:

Por exemplo, considere estes quadros-chave:

Quadro-chave inicial:

X=-50, Y=-50

Quadro-chave final:

X=-50, Y=-50

Isto colocaria o clipe no topo direito da tela. E não faria uma animação, já que os quadros-chave inicial e final têm o mesmo valor.

Se você precisar de mais de 2 quadros-chave, divida o clipe em várias partes, e no início e fim de cada parte, você pode ajustar quadros-chave, te possibilitando criar um número ilimitado de quadros-chave.