Sequências de imagens

Uma das características mais poderosas do OpenShot é a capacidade de importar sequências de imagens.  Uma sequência de imagens é na verdade apenas uma pasta cheia de imagens que são nomeadas de forma muito semelhante, e certamente, de forma sequencial.  Cada imagem representa um quadro do vídeo.  Logo, para um clipe de 30 segundos de duração, com 30 quadros por segundo, você deve ter 900 arquivos de imagem.  Embora seja difícil de se trabalhar com sequências de imagens (Por causa do grande volume de arquivos), elas permitem fazer quase qualquer coisa.

Para importar uma sequência de imagens, siga estes passos:

Localize uma sequênciade imagens

Vários programas podem gerar sequências de imagens. Por exemplo, no Blender (um pacote de animação 3D), você pode criar uma ótima sequência de títulos animada e exportá-la como uma série de arquivos .PNG nomeados (com transparência). Isso criará uma pasta no seu computador que contem todos ou arquivos de imagens.

Importe a sequência de imagens

Escolha a opção do menu Arquivo > Importar sequência de imagens eserá aberto o diálogo de Sequência de imagens.  

Escolha a localização de pasta para sua sequência de imagens, e o padrão do nome dos arquivos. Nem todas as sequências de imagens são nomeadas da mesma maneira. Por exemplo, Movie_0001.JPG é diferente de Movie_1.JPG. Quando você inserir o padrão correto, clique em Importar Sequência de Imagens.

Arrastar e soltar Sequência de Imagens

A forma mais fácil de importar uma sequência de imagens é arrastando e soltando uma única imagem da sequência na a lista de "Arquivos do projeto", ou usar a tela Importar Arquivos e importar apenas uma imagem.  Você será questionado sobre importar a sequência inteira.  Usar este método vai automaticamente determinar o padrão dos nomes de arquivo, e definir corretamente todas as configurações para a sequência.

Adicionar à linha do tempo

Solte sua nova sequência de imagens na linha do tempo. Ela é representada por um simples clipe, como qualquer outro clipe de vídeo.

Criar uma Sequência de imagens

Se você ainda não tiver uma sequência de imagens, é fácil criar uma. Simplesmente dê um clique com o botão direito em algum Arquivo de vídeo nos seus Arquivos do Projeto e escolha Converter para Sequência de Imagens. Isso criará uma nova , e exportará cada quadro como uma um arquivo de imagem .PNG. Isso também adicionará uma referência para sua nova sequência de imagens na seção Arquivos do projeto automaticamente.

Editar uma sequência de imagens

Se você quider editar uma sequência de imagens, nós recomendamos utilizar o Gimp (um editor de imagens de código aberto). Ele possui plug-ins para auxiliar a edição de grandes sequências de imagens, e pode simplificar o processo de edição, salvamento, e abertura da próxima imagem da sequência. Você pode então retocar cada quadro, remover olhos vermelhos, adicionar efeitos de sabres de luz, apagar objetos indesejados, etc... Realmente não há nada que você não possa fazer com uma edição quadro-a-quadro, mas isso exige grande esforço

Pacote de Animação do Gimp (GAP)

GAP é uma extensão do Gimp, que assiste na edição de sequências de imagens. Ele pode salvar rapidamente a imagem atual e carregar a próxima imagem numa sequência. Ele pode também utilizar quadros-chave para aplicar efeitos em vários quadros , ou até criar animações. Se você precisa editar uma sequência de imagens, deve definitivamente dar uma olhada no GAP.

Imagem do Gimp Animation Package