Aprenda OpenShot em 5 minutos!

Usar o OpenShot é muito fácil, e este tutorial irá conduzi-lo através do básico em menos de 5 minutos.  Depois desse tutorial, você poderá fazer uma apresentação de slides simples com fotos e música.

1º Passo - Importar Fotos e Música

Antes de começarmos a fazer o vídeo, precisamos importar arquivos no OpenShot.  Araste e solte algumas imagens (*.JPG, *.PNG, etc...) e um arquivo de música (a maioria dos formatos funcionará) da sua área de trabalho para o Editor de Vídeo OpenShot.  Obviamente, solte os arquivos aonde a seta está apontando na ilustração.

2º Passo - Dispor as Fotos na Linha de Tempo

Depois de importar alguns arquivos, o próximo passo é adicioná-los à linha de tempo e organizá-los. Clique em cada foto (uma por vez), e arraste-as até a Trilha 2 na linha de tempo. Arraste e solte as fotos (também tratadas como clipes) para organizá-las.

3º Passo - Adicionar Música à linha de tempo

Para tornar nossa apresentação de fotos mais interessante, nós precisamos adicionar alguma música.  Você deve ter imporado uma música no primeiro passo.  Clique no arquivo da música, e leve-o até a Trilha 1 na linha de tempo.

4º Passo - Pré-visualizar o Projeto

Para pré-visualizar como está ficando o nosso vídeo, clique no Botão Play abaixo da janela de pré-visualização.  Clique novamente no Botão Play para pausar o seu vídeo.  Lembre-se, se você precisa reorganizar algum clipe, apenas arraste e solte-os para movê-los.

5º Passo - Exportar o seu Vídeo

Quando você estiver satisfeito com sua apresentação de fotos, o próximo passo é exportar o seu vídeo.  Isto converterá o seu projeto OpenShot em um único arquivo de vídeo, que deve funcionar em qualquer tocador de mídia do Linux (tais como o Totem, VCL, etc...) ou sites (tais como Youtube, Vimeo, etc...)

Clique sobre o ícone Exportar Vídeo na parte superior da tela (ou utilize o menu Arquivo > Exportar vídeo...). Excolha uma das diversas opções de exportação pré-configuradas, e clique no botão Exportar Vídeo.

6º Passo- Aprecie o OpenShot!

Você agora deve ter um conhecimento básico de como o Openshot funciona. Importar, Arranjar, Pré-visualizar, e Exportar. Com sorte você levou menos de 5 minutos para completar este tutorial. Por favor leia o resto deste manual para um conhecimento mais aprofundado do Openshot, e suas funções avançadas. Divirta-se!